DÚVIDAS FREQUENTES

Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?


Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia exige que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.




Por que quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?


Isso chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local de punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação.




O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames?


Sim, mesmo que na véspera do exame o consumo de álcool tenha sido moderado. O ideal é não consumir bebidas alcoólicas por pelo menos 72 horas antes da realização dos exames.




Durante o período menstrual a mulher pode fazer exame de sangue?


As mulheres podem realizar exame de sangue ou qualquer tipo de exame durante o período menstrual. Mas é importante informar ao médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.




BETA-HCG. Posso saber com quantas semanas de gestação eu estou a partir deste resultado?


A dosagem no sangue do beta-HCG não é um exame que se destina a determinar a idade gestacional, para tal, o exame mais indicado é o ultra-som.




Beber água "quebra" o jejum?


Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado.O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.




O uso de vitaminas interfere nos resultados de exames laboratoriais?


Sim, elas podem interferir em certos exames. Por exemplo, a vitamina C pode alterar os exames creatinina e glicose. Evite o uso de vitaminas antes da coleta de exames.




Coletor infantil deve ser trocado num determinado tempo?


Sim. O coletor infantil deverá ser trocado a cada 1 hora até que consiga colher a amostra. A cada troca, deve ser feita a assepsia local.




O exame de urina deve ser feito com material coletado da primeira urina do dia?


Não necessariamente. Apenas se o seu médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise. Após a coleta, acondicionar a amostra em banho de gelo e encaminhar ao laboratório no prazo de 1 a 6 horas após a coleta. NÃO CONGELAR A AMOSTRA.




O que significa o resultado: “não realizado” no laudo do antibiograma?


O resultado “não realizado” significa que não houve crescimento de bactérias na cultura e por isso não há a necessidade de utilizar medicamentos.




E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?


Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Detalhe: para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado.





Aqui você vai encontrar as respostas para as perguntas mais frequentes feitas pelos nossos clientes.

NOVA IGUAÇU | NILÓPOLIS | BELFORD ROXO | QUEIMADOS | SÃO JOÃO DE MERITI

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

(21) 2882-9200   |   (21) 99792-9777

RESPONSÁVEL TÉCNICO: Ericson M. da Costa CRM 52 72970-1

© 2021 Dr. Emerson 

Desenvolvido por AGWS Comunicação