Blog Dr. Emerson

Notícias e Novidades pra você

Cuidados médicos para o verão.

Já chegou a estação mais quente do ano e por isso cuidados especiais precisam ser tomados.
Em Nova Iguaçu o cuidado mais importante é com os hábitos alimentares, é comum comer fora de casa, principalmente em barraquinhas na rua, o que é um perigo para sua saúde. Esses estabelecimentos não possuem duas coisas importantes, local refrigerado para guardar alimentos e nem estrutura para os profissionais lavarem as mãos. Portanto, quando procurarem um local para comer sempre perguntem, onde os alimentos são guardados e onde quem manipula o alimento lava as mãos. Práticas inadequadas causam graves doenças intestinais.
O segundo cuidado importante é com a exposição da pele ao sol, porém, a medida para prevenir o câncer de pele e queimaduras causadas pelo sol é simples, basta utilizar o protetor solar fator 40 ou superior e no horário entre 10h e 15h não se expor diretamente ao sol, sempre utilizar barracas ou bonés.
O terceiro cuidado é com as doenças de pele, no verão suamos muito ou entramos na água de praias e piscinas e permanecemos com as roupas molhadas, essas devem ser trocadas por roupas secas o mais rápido possível, assim prevenimos as micoses.
Outro ponto importante é quanto a prática de exercícios físicos, a busca do corpo perfeito. No verão as pessoas procuram as academias de ginástica e se esforçam ao máximo para adquirir um corpo escultural, porém, isso não é sinônimo de saúde, saúde é fazer exercícios regulares e com intensidade moderada ao longo da vida, essa malhação exclusiva do ponto de vista estética pode causar lesões musculares e se praticada ao ar livre pode levar a desidratação e a insolação. Aproveito para advertir que nunca devem utilizar anabolizantes ou óleo mineral na musculatura, essas práticas levam a lesões graves a curto, médio e longo prazo.
Por último, sugiro muita atenção com o sono, o ser humano precisa de um ambiente calmo, tranquilo e acolhedor para dormir, o sono de qualidade é super importante para a saúde e a vida, portanto, se possível, utilizem ventiladores ou ar condicionado, além de respeitar oito horas diárias de sono.
O bem maior que Deus lhe deu foi a perfeição do ser humano, portanto, cuide do seu corpo e da sua mente!